Robinho completou um mês na Penitenciária 2 de Tremembé, onde cumpre uma pena de nove anos por um crime de agressão sexual coletiva ocorrido na Itália em 2013. O ex-jogador de futebol foi preso em sua residência em Santos, após decisão do Superior Tribunal de Justiça que determinou o início de sua sentença em regime fechado no Brasil.
Na prisão, Robinho segue uma rotina padrão, como afirma o “g1“. Compartilha uma cela com outro prisioneiro e tem direito a visitas nos finais de semana, entre 8h e 16h, conforme regulamento da Secretaria de Administração Penitenciária. Além disso, o ex-atleta participa de diversas atividades educativas e esportivas oferecidas pela instituição, como partidas de futebol, oficinas de teatro, aulas de inglês, atividades religiosas, ensaios musicais e sessões de filmes comentadas.
- Faça parte da maior comunidade do país. Entre no nosso grupo de WhatsApp Fut Sport e fique por dentro de tudo o que acontece no futebol nacional e internacional! Clique aqui!
O trabalho de Robinho na prisão
Além dessas atividades, Robinho está inscrito para trabalhar dentro da penitenciária. As vagas surgem conforme a disponibilidade, e os detentos passam por um processo seletivo que considera suas habilidades para as funções disponíveis. Quando selecionado, o trabalho pode ser remunerado, com pagamentos depositados em uma conta pecúlio. Embora o detento não tenha acesso direto ao dinheiro, pode autorizar a família a retirar parte do valor ou solicitar a compra de itens específicos.
Nos primeiros dez dias de sua detenção, Robinho esteve em regime de observação, isolado em uma cela de 8m². Ele não tinha direito a visitas ou participação em atividades regulares, um período destinado à adaptação e avaliações pela equipe penitenciária.
Quanto Robinho está ganhando na prisão?
Segundo a o Art. 229 da Lei 8112/90, os dependentes do preso assegurado pelo INSS têm direito ao Auxílio-Reclusão. Esse benefício tem o valor máximo de um salário mínimo, sendo R$ 1.412 no ano de 2024. Somente dependentes de presos de baixa renda e em regime fechado podem receber, ou seja, Robinho e sua família não recebemo Auxílio-Reclusão por não se encaixarem nesses requisitos.
- Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do futebol e ainda ter acesso a conteúdos exclusivos? Então não seja um Enzo e siga nossa página no Instagram
No entanto, com o trabalho exercido na prisão, Robinho pode receber um salário. O valor é, no mínimo, 3/4 do salário mínimo, segundo Artigo 2º da Lei de Execução Penal. Dessa forma, ao trabalhar na prisão, Robinho deverá receber cerca de R$1059 ou mais.