Gareth Southgate anunciou sua renúncia como técnico da seleção da Inglaterra, uma decisão que veio apenas dois dias após a equipe ser vice-campeã da Eurocopa pela segunda vez consecutiva. Southgate, que ocupou o cargo por quase oito anos, revelou que a final da Eurocopa 2024 em Berlim contra a Espanha foi seu último jogo à frente da equipe.
Gareth Southgate anuncia sua demissão na Inglaterra
Em sua declaração, Southgate expressou seu orgulho e a honra que sentiu tanto jogando quanto treinando a seleção nacional. “Foi a honra da minha vida jogar pela Inglaterra e treinar a Inglaterra. Isso significou tudo para mim e eu dei tudo de mim. Mas é hora de mudança e de um novo capítulo”, declarou Southgate.
- Faça parte da maior comunidade do país. Entre no nosso grupo de WhatsApp Fut Sport e fique por dentro de tudo o que acontece no futebol nacional e internacional! Clique aqui!
Antes de assumir a seleção principal em setembro de 2016, Southgate comandou a equipe sub-21 da Inglaterra. Durante seu tempo como técnico da seleção principal, ele alcançou resultados significativos, incluindo dois vice-campeonatos na Eurocopa — o primeiro em 2021, perdendo para a Itália em Wembley, e o segundo em 2024, derrotado pela Espanha em Berlim. Southgate também levou a equipe ao quarto lugar na Copa do Mundo de 2018 na Rússia e às quartas de final da Copa de 2022 no Catar.
Southgate se tornou o terceiro técnico mais longevo da seleção da Inglaterra, com um registro de 102 jogos no comando, que inclui 61 vitórias, 24 empates e 17 derrotas. No entanto, seu mandato não foi isento de críticas, especialmente em relação a convocações e escalações controversas, além de uma queda de desempenho que culminou com o rebaixamento da Inglaterra na Liga das Nações em 2023.
- Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do futebol e ainda ter acesso a conteúdos exclusivos? Então não seja um Enzo e siga nossa página no Instagram
Derrota na Euro influenciou na decisão
A derrota na final da Euro 2024 marcou a primeira derrota de Southgate em Eurocopas, um resultado que, segundo ele, simbolizou o momento certo para um novo líder assumir a responsabilidade de guiar a seleção inglesa para o futuro. Enquanto a Federação Inglesa de Futebol pondera sobre seu próximo passo, o legado de Southgate, embora misto, será lembrado por seus momentos significativos à frente da equipe.