As fortes enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul causaram impactos significativos para a população e, consequentemente, para o cenário esportivo local como no caso da Arena Grêmio. Diante dos danos causados pela água, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tomou a decisão de adiar os jogos dos clubes gaúchos até o dia 27 de maio. A diretoria espera que a situação melhore até a data estipulada.
Situação do Grêmio e parceria com o Bragantino
A Arena do Grêmio, que também sofreu danos, ainda está sob avaliação, sem uma data definida para quando poderá voltar a sediar partidas. Em resposta à situação de emergência, o Grêmio firmou uma parceria com o Red Bull Bragantino. O clube cedeu ao time de Porto Alegre o Estádio Nabi Abi Chedid e o Centro de Treinamento em Atibaia. Este acordo, que não envolve custos de utilização para o Grêmio, é uma medida temporária enquanto o clube não pode usar sua própria arena.
- Faça parte da maior comunidade do país. Entre no nosso grupo de WhatsApp Fut Sport e fique por dentro de tudo o que acontece no futebol nacional e internacional! Clique aqui!
Além disso, o Aeroporto Salgado Filho, um dos principais da região, também está sem condições de funcionamento. Por isso, segundo a operadora Fraport, não deve reabrir antes de setembro. Esta situação complicou ainda mais os planos do Grêmio, pois impossibilita a realização de jogos agendados.
A Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) já orientou as companhias aéreas para que suspendam a venda de passagens para o Aeroporto Salgado Filho, antecipando uma paralisação prolongada. Essa orientação reforça a improbabilidade de que o Grêmio consiga realizar jogos em sua arena antes de setembro.
- Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do futebol e ainda ter acesso a conteúdos exclusivos? Então não seja um Enzo e siga nossa página no Instagram
Previsão de volta à Arena
Dessa forma, caso o Grêmio avance para as quartas de final da Libertadores e também prossiga na Copa do Brasil, a equipe pode ter a chance de jogar em seu estádio em setembro. Para o Brasileirão, a 27ª rodada, também está prevista para começar em 15 de setembro, com local e horário ainda a serem confirmados pela CBF. A realização dos jogos na Arena Grêmio dependerá das condições da arena e do aeroporto no Rio Grande do Sul até lá.