O esporte brasileiro celebra um marco: a conquista da primeira medalha em Olimpíadas de Inverno. Zion Bethonico, um jovem atleta de 17 anos conquistou a medalha de bronze no snowboard cross nos Jogos Olímpicos da Juventude de Gangwon 2024, na Coreia do Sul.
Esta vitória é um avanço significativo para o esporte brasileiro em competições de inverno. Isso porque o melhor desempenho anterior do país foi superado. Na ocasião, Marley Linhares ficou em oitavo lugar no monobob, em Lillehammer 2016. Também supera a prestigiada nona colocação de Isabel Clark no snowboard cross em Turim 2006, nos Jogos Olímpicos de Inverno.
- Faça parte da maior comunidade do país. Entre no nosso grupo de WhatsApp Fut Sport e fique por dentro de tudo o que acontece no futebol nacional e internacional! Clique aqui!
Terceiro lugar suado para Zion Bethonico
Bethonico, um atleta que não estava cotado entre os favoritos, demonstrou uma trajetória impressionante na competição. Ele começou conquistando um modesto terceiro lugar na primeira bateria, mas venceu todas as quatro provas seguintes, acumulando 18 dos 20 pontos possíveis.
O caminho rumo ao bronze foi marcada por momentos de verdadeira habilidade. Na semifinal, quando parecia destinado à Final B, Zion ultrapassou um adversário no último salto, garantindo sua vaga na final. Nessa etapa decisiva, ultrapassou Boden Gerry e conseguiu a medalha de bronze. O pódio ficou completo com o francês Jonas Chollet em primeiro lugar e o canadense Anthony Shelly em segundo.
O atleta dedicou sua vitória ao irmão Noah, ressaltando o apoio e a presença constante dele durante a competição. Zion ressaltou que Noah foi seu diferencial, mostrando possíveis manobras e estratégias após cada descida. “Eu queria um pouco mais, tive que enfrentar alguns obstáculos na final, mas estou muito satisfeito. Essa medalha é para ele que é quem sempre esteve mais próximo”, disse Zion sobre sua conquista.
- Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do futebol e ainda ter acesso a conteúdos exclusivos? Então não seja um Enzo e siga nossa página no Instagram
Os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude acontecem até o dia 1 de fevereiro. Nesta edição, o comitê brasileiro bateu seu recorde de participantes com 17 atletas que competem para buscar um posicionamento de destaque em suas modalidades.