O Santos FC enfrenta uma crise financeira grave, evidenciada pelo recente rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. Esta situação se agravou com o anúncio de que o presidente Andres Rueda atrasou o pagamento dos salários dos jogadores e funcionários do clube. Uma notícia divulgada pelo De Olho no Peixe e confirmada pela Gazeta Esportiva.
A princípio, o Santos efetua os pagamentos salariais até o quinto dia útil de cada mês. No entanto, até o sexto dia útil de dezembro, os funcionários e jogadores do clube ainda não haviam recebido. Essa irregularidade nos pagamentos é um reflexo direto da situação financeira delicada do clube, que possui uma dívida que se aproxima de R$ 800 milhões e não recebeu premiações da CBF devido ao seu desempenho na temporada.
- Faça parte da maior comunidade do país. Entre no nosso grupo de WhatsApp Fut Sport e fique por dentro de tudo o que acontece no futebol nacional e internacional! Clique aqui!
O clube contava com cerca de R$ 16 milhões em premiações ao final da temporada, que a CBF distribui até o 16° colocado. Mas, por conta do rebaixamento, o Santos acabou sem receber essa verba.
Além disso, o Santos, que não disputará a Copa do Brasil em 2024 e estará ausente de competições internacionais. No próximo ano, o clube jogará apenas o Campeonato Paulista e a Série B. Ou seja, competições que oferecem menores receitas e visibilidade. A preocupação aumenta quando se considera o aumento de 10,53% na folha salarial do clube no terceiro trimestre de 2023, em comparação com o trimestre anterior.
Esta situação coloca uma pressão adicional sobre a gestão de Andres Rueda, que, até então, era conhecido por sua pontualidade nos pagamentos. Rueda está em seu último mês de mandato, e irá deixar o clube na pior situçõa de sua história para o próximo presidente. No último sábado (09), Marcelo Teixeira venceu as eleições e será o próximo presidente do Santos.
- Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do futebol e ainda ter acesso a conteúdos exclusivos? Então não seja um Enzo e siga nossa página no Instagram
Santos na pior situação financeira da história
Sendo assim, a expectativa é que boa parte desse elenco deixe o Santos. Embora, a torcida fique contente de se desfazer de alguns desafetos, o clube não tem verba para reposição. Dessa forma, o clube terá que apostar nas categorias de base, que sempre salvaram o Peixe em momentos difíceis.