O ex-jogador Alexsandro Marques de Oliveira, famoso no mundo do futebol como Alex e ex-capitão do Vasco da Gama, recebeu uma condenação a dez anos de prisão por tráfico internacional de entorpecentes. A condenação pela Justiça Federal do Rio de Janeiro, é resultado da Operação Turfe, de autoria da Polícia Federal (PF).
Alex, que teve uma carreira marcante no futebol, está detido desde fevereiro de 2022. Além dele, mais oito pessoas receberam condenações por envolvimento em tráfico e organização criminosa. O grupo criminoso foi responsável pelo desvio de 280 quilos de substâncias ilícitas, com a colaboração de agentes e um delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro.
- Faça parte da maior comunidade do país. Entre no nosso grupo de WhatsApp Fut Sport e fique por dentro de tudo o que acontece no futebol nacional e internacional! Clique aqui!
As atividades ilícitas do grupo incluíam o armazenamento de drogas no Porto do Rio de Janeiro e o posterior envio de remessas para a Europa. Segundo investigações, cerca de 6,68 toneladas de substâncias ilícitas tiveram como destino a Europa e África em 14 ocasiões, entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2022. Assim, a quadrilha contou com a participação de diversos membros, alguns recebendo penas de até 26 anos de prisão.
Alex, que agora enfrenta um momento crítico longe dos gramados, teve uma carreira no futebol marcada por passagens por diversos clubes. Ele iniciou sua trajetória profissional na Ponte Preta em 1997. Em seguida, assinou com Vasco da Gama, onde se tornou capitão e foi campeão do Campeonato Carioca em 2003. Sua carreira também incluiu passagens por Santo André, Campinas, Portuguesa, Ventforet Kofu do Japão. Por fim, o zagueiro atuou pelo Jeju United da Coreia do Sul, onde encerrou sua carreira em 2007.
De campeão com o Vasco, a detento condenado
Por fim, ressalta a trajetória inesperada de um atleta. Nesse caso que, logo após se aposentar dos campos, acabou se envolvendo em atividades criminosas. Dessa forma, levando a uma condenação significativa e uma mudança drástica em sua vida. Recentemente, outro zagueiro, Marcelo Pletsch, foi alvo de uma operação de mesma natureza da Polícia Federal.
- Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do futebol e ainda ter acesso a conteúdos exclusivos? Então não seja um Enzo e siga nossa página no Instagram
Jogou na Europa, sucesso na Alemanha, mas acabou preso pela PF no Brasil