O mundo do futebol ainda repercute o caso de Daniel Alves. O jogador, após receber a acusação de e5tupro, recebeu a condenação pela Justiça espanhola a uma pena de quatro anos e seis meses de prisão. Um desfecho que já era de se esperar, mas que guarda alguns detalhes decisivos dessa história.
Jogador recebe pena de 4 anos e 6 meses de prisão
Isso porque, a redução significativa da pena inicialmente proposta, de até doze anos solicitados pela acusação particular, para quatro anos e meio, trouxe à luz o pagamento de R$ 900 mil, cerca de 150 mil euros. Inicialmente, destinado a compensar a vítima pelos danos morais e físicos sofridos. Esse gesto, identificado como “atenuante de reparação de dano causado”, foi crucial para a diminuição da sentença de Alves.
- Faça parte da maior comunidade do país. Entre no nosso grupo de WhatsApp Fut Sport e fique por dentro de tudo o que acontece no futebol nacional e internacional! Clique aqui!
Curiosamente, a família de Neymar desempenhou um papel auxiliar nesse processo. Principalmente com a cessão de Gustavo Xisto, um dos representantes jurídicos mais antigos das empresas do pai de Neymar. O que reforça a rede de apoio em torno de Daniel Alves.
Apesar de já ter cumprido um ano e um mês desde 20 de janeiro de 2023, o futuro de Alves permanece incerto. Após a prisão, ele enfrentará cinco anos de liberdade condicional. Incluindo vigilância, com restrições específicas, como a proibição de se aproximar da residência ou local de trabalho da vítima.
Daniel Alves pode ter benefício de saída da prisão em 2024
Na manhça desta quinta-feira (22), o advogado Ángel Vásquez, brasileiro que atua como advogado tanto na Espanha quanto no Brasil, participou do programa CNN Nov Dia, da CNN. Assim, o advogado comentou que já na metade de 2024, quando Daniel Alves completa 1 ano e meio de pena, ou seja 1/3 do total, já pode recorrer a saídas pontuais para trabalhos e ver a família.
- Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do futebol e ainda ter acesso a conteúdos exclusivos? Então não seja um Enzo e siga nossa página no Instagram
Ou seja, já em 2024, o jogador pode ter o primeiro benefício a sair da prisão. Em seguida, ele comentou que a partir de 2025, quando ele já passou de 50% da pena, ele pode recorrer a um semiaberto.