O ex-atacante Robinho terá dois recursos analisados nesta semana pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) e pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Os julgamentos podem definir o futuro do ex-jogador, preso há quase um ano na penitenciária de Tremembé, em São Paulo, após ser condenado por e5tupr0 na Itália.
Robinho terá julgamento de recursos
No STF, a Primeira Turma iniciará na sexta-feira (14) o julgamento de um recurso de embargos de declaração apresentado pela defesa de Robinho. O pedido foi feito após o tribunal negar um Habeas Corpus no final do ano passado. A análise ocorrerá em sessão virtual e deve ser concluída até o dia 21 de março.
- Faça parte da maior comunidade do país. Entre no nosso grupo de WhatsApp Fut Sport e fique por dentro de tudo o que acontece no futebol nacional e internacional! Clique aqui!
Já no STJ, a Corte Especial julgará outro recurso da defesa, também em sessão virtual, entre quinta-feira (13) e o dia 19 de março. Os advogados de Robinho argumentam que a pena de nove anos de prisão, determinada pela Justiça italiana, deve ser adaptada à legislação brasileira. Eles pedem a redução da condenação para até seis anos, o que permitiria ao ex-atleta progredir para o regime semiaberto.
Caso na Itália
Robinho foi condenado pelo e5tupr0 de uma mulher em uma boate de Milão, em 2013. O caso transitou em julgado na Itália, e o governo italiano pediu que o ex-jogador cumprisse a pena no Brasil, onde ele vivia. Em 21 de março de 2024, o STJ homologou a sentença italiana, e Robinho foi preso um dia depois.
Desde então, a defesa do ex-atacante tenta reverter a decisão ou reduzir a pena. Os recursos em análise nesta semana são considerados cruciais para o futuro de Robinho, que nega as acusações.
- Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do futebol e ainda ter acesso a conteúdos exclusivos? Então não seja um Enzo e siga nossa página no Instagram
O Fut Sport continua acompanhando o caso de perto.