O uso de “snus” entre jogadores da Premier League se tornou um problema preocupante. Muitos atletas são flagrados usando o produto de nicotina até no banco de reservas e, apesar do que muitos pensam sobre as leis em relação à substância, a legislação possui brechas que permitem a utilização do snus, o que agrava a situação.
O que é o snus?
O snus é um produto de tabaco sem fumaça que se coloca entre o lábio superior e a gengiva. Ele vem em duas formas: tradicional, com tabaco, e bolsas de nicotina, sem tabaco. Além disso, ele existe em versões úmidas, em pó solto ou em sachês de sabores variados.
- Faça parte da maior comunidade do país. Entre no nosso grupo de WhatsApp Fut Sport e fique por dentro de tudo o que acontece no futebol nacional e internacional! Clique aqui!
Segundo Aline de Mesquita Carvalho, tecnologista da Divisão de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco (CONPREV) do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a nicotina do snus causa dependência e atinge rapidamente o sistema nervoso central. Além disso, em entrevista ao “ge“, ela diz que produto está associado a doenças cardiovasculares e problemas na gravidez, além de conter substâncias cancerígenas. Embora a venda seja ilegal na União Europeia (exceto na Suécia) e no Reino Unido, o consumo não é proibido. Assim, pode-se encontrar o snus facilmente em sites ingleses.
Um estudo da revista Biology of Sport constatou que um saquinho de snus contém nicotina equivalente a um cigarro (15mg), resultando em alta concentração de nicotina no sangue. No futebol, seu uso é comum em vestiários e bancos de reservas em toda a Europa e até jogadores brasileiros na Premier League confirmam o uso frequente em entrevista anônima ao “ge“.
Malefícios aos jogadores
O snus causa problemas de saúde bucal, como recessão gengival, cáries e está ligado a câncer e doenças cardiovasculares. Uma reportagem do “The Athletic” mostoru que vários jogadores já estão em tratamento para dependência. Eles utilizam o snus para lidar com o estresse e a pressão da opinião pública, acreditando que ele melhora a performance e a concentração. Historicamente, fumar era comum nos vestiários ingleses, influenciando o uso atual do snus.
- Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do futebol e ainda ter acesso a conteúdos exclusivos? Então não seja um Enzo e siga nossa página no Instagram
O “ge” procurou a Associação de Jogadores Profissionais (PFA), que não comentou o assunto. Já em resposta ao site, a Premier League afirma que a regulação dessas substâncias cabe à Federação Inglesa de Futebol (FA). A FA informou ao veículo que o snus não é ilegal ou proibido na Inglaterra, mas aconselha os jogadores da seleção inglesa a evitá-lo devido aos riscos para a saúde.