O futebol brasileiro sempre foi marcado por paixões avassaladoras e torcidas gigantescas. E, para entender melhor essa dinâmica, o Datafolha trouxe à tona, nesta sexta-feira (25), uma pesquisa atualizada que mergulha no universo das torcidas nacionais. O resultado jpa era de se espear. Isso porque, o Flamengo lidera o ranking, conquistando o coração de 21% dos brasileiros. Uma marca impressionante e a maior já registrada nos 30 anos de pesquisa do instituto.
Mas a disputa fica ainda mais acirrada quando olhamos para a região Sudeste. Já que, o Corinthians, com sua fiel torcida, assume a dianteira, somando 20% das preferências, enquanto o Flamengo aparece logo atrás, com 17%. No entanto, ao norte do país, a história é outra. Nas regiões Norte e Nordeste, a Nação Rubro-Negra mostra sua força avassaladora, com 38% e 29% respectivamente, deixando o Timão bem atrás nos números.
- Faça parte da maior comunidade do país. Entre no nosso grupo de WhatsApp Fut Sport e fique por dentro de tudo o que acontece no futebol nacional e internacional! Clique aqui!
A Região Sul, por sua vez, tem seu próprio protagonista. O Grêmio, com sua torcida apaixonada, lidera com 22%, seguido de perto pelo eterno rival Internacional, que conta com 14% da preferência dos sulistas. Já no Centro-Oeste, o Flamengo volta a brilhar, com 27%, e o Corinthians, mais uma vez, fica na vice-liderança, com 17%.
- Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do futebol e ainda ter acesso a conteúdos exclusivos? Então não seja um Enzo e siga nossa página no Instagram
Flamengo e Corinthians lideram torcidas no país
Expandindo a visão para o panorama nacional, depois de Flamengo (21%) e Corinthians (15%), temos um empate técnico entre São Paulo e Palmeiras, ambos com 7%. Na sequência, Cruzeiro, Vasco e Grêmio empatam com 4%. Santos aparece com 3%, enquanto Atlético-MG, Bahia, Internacional e Botafogo têm 2% cada. Outros clubes tradicionais, como Fluminense, Sport, Vitória, Fortaleza e até a Seleção Brasileira, marcam 1% cada. Surpreendentemente, 19% dos entrevistados afirmaram não torcer para nenhuma equipe. Esses números mostram a diversidade e paixão do povo brasileiro pelo esporte mais amado do país.