A situação do ex-jogador Daniel Alves ganhou mais um episódio importante. Isso porque, a advogada da mulher que acusa o jogador de crime sexual formalizou um pedido de 12 anos de prisão segundo o jornal El País. Ou seja, a pena máxima na Espanha para esse tipo de acusação. Daniel Alves, que está detido em Barcelona desde janeiro de 2023, enfrenta agora a etapa final do processo legal, com a defesa preparando-se para responder às acusações, provavelmente reivindicando a inocência do jogador.
Além disso, a acusação definiu um valor de danos morais ao jogador. Mesmo após a vítima supostamente ter dito que não gostaria de receber dinheiro, apenas a condenação do jogador, a acusação estipula uma multa de 150 mil euros, por danos físicos e psicológicos.
- Faça parte da maior comunidade do país. Entre no nosso grupo de WhatsApp Fut Sport e fique por dentro de tudo o que acontece no futebol nacional e internacional! Clique aqui!
O julgamento de Alves deve ocorrer em breve, com a expectativa de que a sentença seja anunciada em fevereiro. Enquanto isso, o jogador brasileiro permanece detido no presídio Can Brians 2, em Barcelona, apesar dos esforços de sua defesa para conseguir sua liberação.
Por quanto tempo Daniel Alves pode ficar preso?
Apesar do pedido de 12 anos, Daniel Alves pode não cumprir a pena total. Devido ao pagamento inicial de 150 mil euros (cerca de R$ 800 mil) pela sua defesa, ele poderia ser detido por no máximo seis anos. O pagamento inicial foi para que, em caso de condenação, o jogador iria receber metade da pena. Um ponto de contestação pela advogada da acusadora. No entanto, o Ministério Público da Espanha já solicitou uma condenação de nove anos e uma indenização de outros 150 mil euros para a vítima. Em caso de 9 anos de pena, o jogador só cumpriria 4 anos e meio.
Dessa forma, se a condenação ocorrer, Daniel Alves deve permanecer na prisão até o final da pena. Vale lembrar que, em todo esse período, a defesa do jogador vem pedindo uma liberdade provisória para que ele aguarde o julgamento em liberdade. No entanto, a justiça alega o risco de fuga por parte do jogador. Uma vez que, se trata de uma pessoa com condições financeiras de fugir do país a qualquer momento.
Conforme noticia o El País, a justiça espanhola alega ter todas as provas e evidências para encaminhar a condenação de Daniel Alves. Atualmente com 40 anos, se a pena for de 6 anos, Daniel Alves só estaria liberto aos 46 anos, em 2029.
- Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do futebol e ainda ter acesso a conteúdos exclusivos? Então não seja um Enzo e siga nossa página no Instagram
Relembre o caso
O caso de Daniel Alves ganhou notoriedade no final do ano passado, quando foi acusado de violentar sexualmente uma mulher em uma casa noturna de Barcelona. Desde então, Alves enfrentou várias reviravoltas, incluindo mudanças no depoimento e um processo de divórcio, que depois não se concretizou. As inconsistências em suas declarações e o risco de fuga levaram à sua detenção.