O mundo do futebol está diante de uma polêmica envolvendo o Paris Saint-Germain (PSG) e a conquista da Bola de Ouro por Lionel Messi em 2021. Isso porque, conforme reportagens do jornal “Le Monde” e do site “Mediapart”, autoridades francesas estão investigando alegações de que o PSG teria feito “lobby” para garantir a premiação a Messi. Ou seja, o clube teria supostamente manipulado o resultado da premiação, em favor do argentino, que na época estava no clube. Dessa forma, esse caso levanta questões sobre a integridade dos processos de premiação no futebol.
PSG teria feito “lobby” pela vitória de Lionel Messi em 2021
A investigação policial francesa descobriu mensagens de um ex-diretor do PSG, que sugerem a necessidade de influenciar a decisão da Bola de Ouro. Nessas mensagens, o ex-diretor teria instruído Nasser Al Khelaifi, presidente do PSG, a fazer “lobby” junto a Pascal Ferré, então presidente da France Football, a organização responsável pela Bola de Ouro.
- Faça parte da maior comunidade do país. Entre no nosso grupo de WhatsApp Fut Sport e fique por dentro de tudo o que acontece no futebol nacional e internacional! Clique aqui!
Além disso, o “Le Monde” e o “Mediapart” revelaram que Gerald Darmanin, atual ministro do Interior da França, teria auxiliado o PSG a evitar impostos na contratação de Neymar em 2017. Essas revelações adicionam uma camada de complexidade ao caso, sugerindo uma rede de influências e favores que pode ter afetado decisões importantes no futebol francês.
A reportagem também aponta que o PSG estreitou laços com Pascal Ferré entre 2020 e 2021. Durante esse período, o jornal “L’Équipe”, pertencente ao mesmo grupo da “France Football”, teria removido uma publicação que acusava Al Khelaifi de receber comissões ilegais na contratação do meia Pastore em 2011.
Outro ponto destacado na matéria é que Ferré teria sido recompensado com ingressos para jogos do PSG. Inclusive, para uma partida contra o Borussia Dortmund em 2020, realizada com portões fechados devido à pandemia da Covid-19.
2021 foi a única vez que um jogador do PSG venceu a Bola de Ouro
Curiosamente, 2021 foi o único ano em que um jogador do PSG ganhou a Bola de Ouro, justamente com Lionel Messi. Pascal Ferré, que mais tarde se juntou ao departamento de comunicação do PSG, negou qualquer envolvimento. Sendo asim, a vitória de Messi na Bola de Ouro de 2021 permanece sob investigação.
- Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do futebol e ainda ter acesso a conteúdos exclusivos? Então não seja um Enzo e siga nossa página no Instagram
Ainda na ocasião, Lionel Messi havia vencido apenas a Copa América com a Argentina. Ou seja, um torneio que nunca foi critério de peso para votações desse tipo. Na ocasião, a premiação levantou suspeitas, que agora parecem estar nas mãos da polícia francesa.