Boca Juniors não está disputando a Copa Libertadores 2025 após ser eliminado na segunda fase preliminar da competição. O clube, um dos maiores campeões da América, ficará de fora tanto da Libertadores quanto da Copa Sul-Americana nesta temporada.
Boca Juniors fora de mais uma Libertadores
A vaga do Boca Juniors para a pré-Libertadores foi conquistada apenas na última rodada do Campeonato Argentino do ano passado, quando o time terminou na sexta colocação. Com isso, garantiu presença na segunda fase preliminar. O adversário foi o Alianza Lima , do Peru. No jogo de ida, os peruanos venceram por 1 a 0. Na volta, em La Bombonera , o Boca venceu por 2 a 1 no tempo regulamentar, mas acabou eliminado nos pênaltis.
- Faça parte da maior comunidade do país. Entre no nosso grupo de WhatsApp Fut Sport e fique por dentro de tudo o que acontece no futebol nacional e internacional! Clique aqui!
Edinson Cavani , principal nome do ataque xeneize, falou sobre a eliminação em uma coletiva após o jogo. Ele relembrou um lance perdido no último minuto que poderia ter mudado o destino do confronto: “Vi esse lance mil vezes. É uma jogada que fica na sua mente, porque você é competitivo e quer o melhor para o clube e seus companheiros. No futebol, essas fatalidades acontecem, e isso deixa um gosto amargo, porque poderia ter mudado a nossa história no jogo.”
O uruguaio também assumiu a responsabilidade pelo revés: “Somos os responsáveis pelo que aconteceu. Se fomos eliminados, temos que assumir como grupo, porque nós que entramos em campo, trabalhamos e nos esforçamos. Agora é olhar pra frente e tentar reverter essa situação.”
Boca Juniors vem de decepções na Libertadores
Embora seja o segundo maior campeão da história da Libertadores , com seis títulos, esta é a segunda vez consecutiva que o Boca Juniors fica de fora da fase de grupos. A última vez que o clube ergueu a taça foi em 2007. Desde então, chegou à final em três ocasiões: em 2012, perdeu para o Corinthians ; em 2018, para o River Plate ; e em 2023, para o Fluminense .
Além disso, a eliminação na segunda fase preliminar também impediu o Boca Juniors de disputar a Copa Sul-Americana , já que somente os eliminados na fase seguinte garantem vaga nessa competição. Agora, o foco total do time comandado por Fernando Gago será o Campeonato Argentino , onde busca conquistar seu 36º título nacional.
Essa sequência de ausências em competições internacionais representa um momento atípico para o clube, que tradicionalmente figura entre os protagonistas do continente.
- Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do futebol e ainda ter acesso a conteúdos exclusivos? Então não seja um Enzo e siga nossa página no Instagram
O Fut Sport continua acompanhando as notícias do Boca Juniors de perto