O Girona, surpreendente destaque da temporada 2023/24 no futebol espanhol, enfrenta um desafio inédito: garantir sua vaga na UEFA Champions League sem violar os regulamentos que proíbem a participação simultânea de clubes do mesmo proprietário. O Grupo City, que possui 47% das ações do Girona, também é o controlador do Manchester City, já estabelecido no torneio.
Grupo City vive problema com o Girona, na Espanha
De acordo com as regras da UEFA, clubes que pertencem ao mesmo proprietário não podem participar simultaneamente da Liga dos Campeões. Como o Manchester City está garantido na competição, o Girona precisa encontrar uma solução para ajustar sua estrutura de propriedade.
- Faça parte da maior comunidade do país. Entre no nosso grupo de WhatsApp Fut Sport e fique por dentro de tudo o que acontece no futebol nacional e internacional! Clique aqui!
Atualmente, o Grupo City detém quase metade das ações do Girona, enquanto Marcelo Claure, empresário boliviano, possui 35%. O Girona Football Club, ligado ao irmão de Pep Guardiola, controla 16% das ações, e os 2% restantes pertencem a sócios minoritários. Essa configuração cria um vínculo direto com o Manchester City, motivo pelo qual o Girona precisará buscar uma solução para se desvincular temporariamente.
Grupo pode ter que ceder parte de suas ações do Girona
Uma das soluções possíveis seria uma reestruturação provisória do conselho de administração do clube, reduzindo o controle do Grupo City. Outra opção seria uma permissão especial da UEFA, que permitiria ao Girona provar sua operação independente e autônoma em relação ao conglomerado.
Vale lembrar que, atualmente o Grupo City também controla o Bahia, no Brasil. Mas, por não ter outros clubes na América do Sul, ainda não corre o risco de ter o mesmo problema.
No Campeonato Espanhol, o Girona atualmente ocupa a segunda posição na tabela, com 74 pontos, quatro rodadas antes do fim do campeonato. O Real Madrid já garantiu o título com 87 pontos, mas o Girona tem uma vantagem considerável sobre os outros concorrentes e pode solidificar sua posição no topo para garantir sua estreia na Champions League.
- Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do futebol e ainda ter acesso a conteúdos exclusivos? Então não seja um Enzo e siga nossa página no Instagram
Por fim, o desafio do Girona não se restringe ao campo. Além de manter a competitividade nos próximos jogos, o clube precisará realizar ajustes de governança e propriedade para cumprir as diretrizes da UEFA e marcar uma estreia memorável no principal torneio europeu de clubes.