O mundo do futebol está de luto com o falecimento de Mário Jorge Lobo Zagallo, uma lenda do esporte e o único tetracampeão mundial. Zagallo faleceu aos 92 anos no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (5), conforme divulgou sua assessoria. Sua morte representa a perda de um ícone gigante do futebol, um patriota que deixou um legado de conquistas inigualáveis.
Zagallo morre aos 92 anos no Rio de Janeiro
Nascido em Atalaia, Alagoas, Zagallo mudou-se para o Rio de Janeiro ainda bebê e cresceu no bairro da Tijuca. Em seguida, sua jornada no futebol começou nas peladas no Maracanã e passou pelas categorias de base do América, antes de se destacar no Flamengo. Aos 18 anos, serviu o Exército e teve sua primeira experiência com Copas do Mundo, fazendo a segurança no Maracanã durante a derrota do Brasil na final da Copa de 1950, o Maracanazzo.
- Faça parte da maior comunidade do país. Entre no nosso grupo de WhatsApp Fut Sport e fique por dentro de tudo o que acontece no futebol nacional e internacional! Clique aqui!
Único tetracampeão mundial!
Como jogador, Zagallo foi tricampeão carioca pelo Flamengo e se destacou como ponta-esquerda. Sua carreira na seleção brasileira está repleta de conquistas históricas. Isso porque, foi campeão da Copa do Mundo de 1958, marcando gol na final, e bicampeão mundial em 1962. Conhecido como “Formiguinha” por sua incansável contribuição em campo, ele revolucionou o papel dos atacantes com sua habilidade defensiva.
Após se aposentar como jogador, Zagallo iniciou sua carreira de treinador no Botafogo. Em 1970, assumiu a seleção brasileira e levou o time ao tricampeonato mundial, comandando uma equipe considerada por muitos como a melhor de todos os tempos. Em 1994, como coordenador técnico, contribuiu para o tetracampeonato na Copa dos Estados Unidos.
Por fim, Zagallo quase alcançou o penta em 1998 como técnico da seleção, mas a equipe foi derrotada pela França. Sua estátua de cera no Museu da Seleção, na sede da CBF, homenageia sua marcante presença como treinador. Além de treinar clubes brasileiros como Flamengo, Vasco, Fluminense e Bangu, Zagallo também comandou seleções e clubes no exterior, incluindo Kwait, Emirados Árabes, Arábia Saudita e o Al Hilal. Sua partida deixa um vazio imenso no futebol mundial, mas principalmente na história da Seleção Brasileira, a quem sempre demonstrou seu amor e devoção ao decorrer da vida.
- Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do futebol e ainda ter acesso a conteúdos exclusivos? Então não seja um Enzo e siga nossa página no Instagram
Assim, o Fut Sport reverencia e agradece a Mário lobo Zagallo por toda sua história e contruição ao nosso futebol. Desejamos nossas condolências à familia e amigos dessa lenda do futebol.