Lionel Messi, uma das maiores lendas do futebol mundial, está mais uma vez entre os três finalistas do prêmio FIFA The Best. Em 2023, aos 36 anos, ele concorre ao título de melhor jogador do mundo ao lado de Erling Haaland, do Manchester City, e Kylian Mbappé, do PSG. Essa é a quinta vez consecutiva que Messi figura entre os finalistas, uma façanha impressionante em sua carreira já repleta de conquistas. A cerimônia de premiação acontecerá em 15 de janeiro, em Londres.
No entanto, para a supresa de muitos, o período de análise para o prêmio deste ano não inclui a Copa do Mundo de 2022. Na ocasião, Lionel Messi brilhou, conduzindo a Argentina ao tricampeonato. Em vez disso, o foco está no desempenho do argentino de 19 de dezembro de 2022 a 20 de agosto de 2023, abrangendo suas atuações pelo Paris Saint-Germain, pelo Inter Miami e em amistosos pela seleção argentina.
- Faça parte da maior comunidade do país. Entre no nosso grupo de WhatsApp Fut Sport e fique por dentro de tudo o que acontece no futebol nacional e internacional! Clique aqui!
Messi possui números inferiores aos demais jogadores da Europa
Nesse intervalo, Messi participou de 32 jogos, marcou 24 gols e deu oito assistências. Ele conquistou o Campeonato Francês com o PSG e a Leagues Cup com o Inter Miami. Ou seja, além de disputar uma liga extremamente inferior às demais, Messi também não possui números que o credenciem a estar entre os 3 melhores. Inclusive, Cristiano Ronaldo, jogando em uma liga mais forte, como a árabe, possui números bem superiores ao argentino.
Já Erling Haaland, um dos concorrentes, teve um desempenho impressionante no mesmo período. O norueguês, em seu primeiro ano como indicado, participou de 41 jogos, marcando 33 gols e fornecendo sete assistências, além de conquistar quatro títulos com o Manchester City, incluindo a Champions League.
Enquanto Kylian Mbappé, outro concorrente e parceiro de Messi no PSG, jogou menos, mas teve uma média de gols superior. Em 28 jogos, ele marcou 27 gols e deu cinco assistências, conquistando a liga nacional com o PSG.
- Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do futebol e ainda ter acesso a conteúdos exclusivos? Então não seja um Enzo e siga nossa página no Instagram
Afinal, por que Messi está entre os finalistas?
A presença de Messi entre os finalistas, gerou muitas críticas e suposições de que a FIFA estaria, mais uma vez, beneficiando o jogador. Uma vez que, nesse períoro de análise, o jogador não possui números nem nível técnico compatível com outros atletas para estar entre os melhores. Por fim, A expectativa é que, mesmo estando entre os três melhores, o argentino dessa vez não fique com o título. E aí, torcedor, qual a sua opinião?