Daniel Alves permance detido desde janeiro de 2023 em Barcelona, onde responde por uma acusação de crime sexual. Ao decorrer do ano, a defesa do ex-jogador solicitou diversos pedidos de liberdade provisósria. No entanto, a justiça espanhola negou todos até o momento, sob a justificativa de uma possível figa do réu para outro país. Ou seja, algo semelhante o que vive o ex-jogador Robinho, que recebeu uma condenação pelo menos crime na Itália, e permance em liberdade no Brasil.
Desde que ficou preso, o jogador já teve que mudar seu depoimento em algumas ocasiões. Isso porque, inicialmente Daniel Alves alegou que não conhecia a vítima e nunca teria tido nenhum tipo de relação com ela. No entanto, o ex-jogador assumiu logo depois que se relacionou com a vítima, mas que o ato foi completamente consensual. Cerca de alguns meses após sua prisão, a então esposa do jogador, Joana Sanz, pediu o divórcio do brasileiro.
- Faça parte da maior comunidade do país. Entre no nosso grupo de WhatsApp Fut Sport e fique por dentro de tudo o que acontece no futebol nacional e internacional! Clique aqui!
A princípio, a advogada da suposta vítima solicitou a pena máxima para este tipo de crime na Espanha: 12 anos de prisão. Agora, a defesa de Alves se prepara agora para responder às acusações, focando provavelmente na alegação de inocência do jogador. Ao que tudo indica, o julgamento desse caso deve ocorrer até fevereiro de 2024. Até lá, é bem provável que Daniel Alves permaneça preso.
Em um desdobramento recente, a acusação incluiu uma multa de 150 mil euros por danos físicos e psicológicos. O valor está atrelado à sentença de prisão, e deve girar em torno de R$ 800 mil.
Daniel Alves pode ter pena reduzida drasticamente
Embora a solicitação inicial seja de 12 anos, a pena de Alves pode ser reduzida e metade independente da condenação. Visto que, já no início do processo, sua defesa pagou 150 mil euros à justiça espanhola. Essa quantia serviu para que, em caso de condenação, o brasileiro só irá cumprir metade da pena. Ou seja, se Daniel Alves receber a pena máxima de 12 anos, só cumprirá 6.
No entando, o Ministério Público da Espanha pediu uma condenação ainda menor, de nove anos, junto à indenização adicional de 150 mil euros para a vítima. Assim, Daniel Alves poderia cumprir apenas quatro anos e meio. Lembrando que, o ex-jogador já está cumprindo cerca de um ano dessa pena. O que lhe restaria cerca de três anos de prisão restandes, caso venha receber alguma sentença condenatória por essas acusações.
- Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do futebol e ainda ter acesso a conteúdos exclusivos? Então não seja um Enzo e siga nossa página no Instagram
Daniel Alves será condenado?
O caso de Daniel Alves ganhou notoriedade no fim do ano passado, com a acusação de agressão sexual em uma casa noturna em Barcelona. Desde então, o caso passou por várias reviravoltas, incluindo mudanças em depoimentos e um processo de divórcio. Segundo a acusação, o caso contém provas suficientes para condenar o ex-jogador. Agora, resta saber se a defesa do brasileiro conseguirá ou não provar sua inocência neste caso.