O Barcelona enfrenta uma fase crítica em sua jornada nesta temporada. Além dos resultados inconsistentes e desempenhos preocupantes, o clube passa por divergências internas. As recentes atuações da equipe, incluindo um empate decepcionante contra o Valencia, colocaram o clube e seu técnico Xavi Hernández sob intensa pressão da diretoria. Principalmente por parte do dirigente de futebol, o brasileiro Deco.
Resultados e desempenho preocupantes
Apesar de Xavi ter avançado com o Barcelona para as oitavas de final da Liga dos Campeões, o desempenho no campeonato nacional tem sido aquém do esperado. As derrotas contra o Royal Antwerp e o Valencia intensificaram as críticas sobre a gestão de Xavi. As expectativas eram altas, especialmente após as vitórias da última temporada, investimentos significativos em jogadores e o uso de “alavancas” financeiras. Mas a equipe tem lutado para corresponder a essas expectativas.
- Faça parte da maior comunidade do país. Entre no nosso grupo de WhatsApp Fut Sport e fique por dentro de tudo o que acontece no futebol nacional e internacional! Clique aqui!
Além disso, as declarações de Xavi após os jogos, justificando ter um time em construção, não caíram bem no clube. Muitos esperavam mais de um elenco que tem lutado para cumprir seus compromissos. As críticas ao técnico não se limitam apenas aos resultados em campo, mas também às suas frequentes mudanças na escalação e aparente falta de comunicação eficaz com o elenco. Somado à recente declaração de Deco e o apoio nada firme do presidente Joan Laporta intensificam as incertezas em torno do futuro de Xavi no clube.
Vale lembrar que, Deco deu declarações dizendo: “Renovámos o contrato com Xavi, todos sabem disso. Se não o fizemos por mais anos foi porque ele não o quis. Não há discussão com este assunto”. Assim, essa fala teria exposto Xavi com a torcida e causado esse clima instável.
- Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do futebol e ainda ter acesso a conteúdos exclusivos? Então não seja um Enzo e siga nossa página no Instagram
Xavi balança no cargo de treinador
Por fim, o empate contra o Valência no Mestalla foi visto por muitos como uma final para Xavi. Mas terminou em mais uma frustração para os torcedores do Barça. Dessa forma, com o Real Madrid se distanciando na tabela, a pressão sobre o Barcelona e seu técnico só aumenta. Janeiro se aproxima com mais jogos da Liga, Copa do Rei e a Supercopa da Espanha, oferecendo ao clube a primeira chance de buscar um título na temporada. No entanto, as questões sobre a capacidade de Xavi em conduzir o time a um sucesso consistente permanecem, deixando o futuro do técnico e do clube em um estado de incerteza.